1991

Os primeiros passos

Em apenas 24 anos, a Microlins, nascida em 1991 na cidade de Lins, no interior de São Paulo, transformou-se na maior empresa de cursos profissionalizantes do País. Focada no ensino de informática, a Microlins logo conquistou as principais cidades do Nordeste Paulista, instalando aí suas filiais. Tudo começou com alguns microcomputadores e uma turma de 15 alunos.

2006

15 Anos de existência

A Microlins comemora seus 15 anos de existência, com mais de 670 franquias localizadas em todo o território brasileiro e mais de 2 milhões de alunos formados. Por mês, 50 mil novos alunos fazem parte desta rede. Pelo terceiro ano consecutivo, a Microlins Franchising recebe da Associação Brasileira de Franchising (ABF) o Selo de Excelência, sendo reconhecida pela qualidade e excelência em sua atuação como empresa franqueadora.

1997

A consolidação

A Microlins consolida sua posição como a maior rede de escolas profissionalizantes do Brasil, saltando de 25 para 130 franquias. Crescimento este decorrente do "boom" da tecnologia que aconteceu na época. Nesse mesmo ano, a Microlins deixa de ser apenas uma escola de informática para se tornar um Centro de Formação Profissional, ampliando sua gama de cursos oferecidos.

2008

Parceria com a Rede Anhanguera

A Microlins fecha parceria com a Rede Anhanguera, consolidando assim seu projeto de expansão. Com esta parceria, a Rede Anhnaguera passa a ter participação acionária na Microlins. Esta associação visa promover a troca de sinergias entre as duas empresas, sendo que, com isso, a Microlins poderá oferecer aos seus alunos a continuidade dos estudos, sustentada pela maior solidez de seus negócios, pelo aumento da capacidade de investimentos e pela diversificação dos seus produtos.

1994

O Sucesso absoluto

Já com diversas unidades próprias operando com sucesso absoluto, a Microlins adotou o sistema de franquia para ampliação de sua rede, nascendo assim a Microlins Franchising. Em 1996, inaugura a Editora Raízes, uma editora de porte industrial para atender à grande demanda dos franqueados Microlins.

2010

Grupo Multi

O grupo Multi - controlador das marcas de ensino de idiomas Wizard (a maior do mundo, com cerca de 1200 unidades), Skill e Alps, anunciou em Julho de 2010 a aquisição de 100% da Microlins, maior rede de escolas de ensino profissionalizante do Brasil.

2000

A era das Telecomunicações

A Microlins lança uma série de cursos profissionalizantes no setor de telecomunicações. No período, o Brasil passou por um "boom" na área de telefonia por causa de algumas privatizações, o que aumentou de forma considerável a qualificação referente à área. O curso de Instalador e reparador de linhas e aparelhos, por exemplo, teve como objetivo ensinar métodos de instalações de novas linhas de telefones, diretamente nos postes das companhias telefônicas, e também reparar defeitos encontrados nas centrais até na entrada das linhas nas casas dos assinantes. Foram mais de 30 mil profissionais qualificados pela Microlins para o mercado.

2011

As melhores Franquias do Brasil

A Microlins recebe o selo “As melhores Franquias do Brasil” na categoria cinco estrelas. A chancela foi concedida pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios após rigorosa avaliação do desempenho das redes, qualidades da marca e da satisfação dos franqueados. Apenas cinco empresas do setor de cursos e treinamentos obtiveram a classificação máxima. Entre os itens analisados no processo de avaliação estavam: suporte ao franqueado, força da marca, solidez e transparência; aumento de faturamento e aumento do número de unidades; qualidade de treinamento, da consultoria, do manual de operações e nível de comunicação com franqueados.

2001

Ações Sociais

A Microlins agrega sua marca a ações sociais com grandes parceiros como a Fundação Xuxa Meneghel, Instituto Casa da Gente e Fundação Cafu. Nestas parcerias, a Microlins disponibiliza uma escola de formação profissional para que as crianças e jovens carentes atendidos por estas entidades tenham a oportunidade de se profissionalizar.

2014

Grupo Multi foi adquirido pela Pearson.

Em 2014, o Grupo Multi foi adquirido pela Pearson e novas mudanças e estratégias foram desenvolvidas, um passo importante para a marca.

2002

Encaminhamento ao Mercado de Trabalho

Início do "Programa de Encaminhamento ao Mercado de Trabalho", um dos diferenciais da Microlins. Este projeto tem como objetivo orientar e encaminhar alunos Microlins para empresas parceiras que estejam recrutando mão-de-obra qualificada. Nesse mesmo ano, a Microlins inaugura a Universidade Corporativa Microlins (UCM), com o objetivo de oferecer um novo conceito em soluções para treinamento e recursos humanos.

2017

Microlins passa a fazer parte do grupo MoveEdu

Em 2017, a marca Microlins passa a fazer parte do grupo MoveEdu, empresa de mais de 12 anos de experiência no mercado de educação e o maior grupo de capital nacional do segmento de cursos livres. O MoveEdu investe no ensino profissionalizante e de idiomas com base na inovação tecnológica. Com o sucesso das marcas, o grupo conquistou, por oito anos consecutivos, o Selo de Excelência em Franchising ABF.

2005

Mais investimentos

Com um investimento de 15 milhões de reais, a Microlins lança a Microlins SAT, um ambicioso e pioneiro projeto de ensino a distância interativo por satélite que democratiza o acesso aos cursos mais procurados na rede. A Microlins SAT transmite aulas ao vivo, palestras e cursos ministrados por alguns dos mais conceituados profissionais de diferentes áreas de atuação, permitindo interatividade com os alunos. Além disso, possibilita treinamentos e comunicação da franqueadora com os franqueados e suas equipes, agilizando o processo e reduzindo custos operacionais.