Como fazer uma citação nas normas da ABNT no Word?

por Contato Microlins
Acessos: 54

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Para elaborar qualquer tipo de trabalho, como um TCC, uma monografia, um artigo científico ou qualquer outra segmentação de trabalhos acadêmicos, é necessário dedicação.

É de extrema importância que o autor do projeto esteja atento em seguir as regras estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Mesmo que as regras da ABNT possam parecer um desafio para os estudantes, é possível se adequar a elas de maneira bem simples.

Um dos passos essenciais para quem deseja se adequar aos critérios estabelecidos pela Associação, é dar crédito aos autores que serviram de embasamento teórico para o seu trabalho. Esse processo, também conhecido como citação, não possui muitos segredos.

É preciso configurar alguns itens no Word e ficar atento para cumpri-las . Aprenda como fazer citações corretamente seguindo os padrões ABNT:

Citação direta

Também conhecida como citação textual, esse tipo de referência pode ser dividido em duas outras ramificações: citação direta curta, composta por no máximo 3 linhas, ou citação direta longa, que necessita de identificação diferenciada.

Direta curta

É comum encontrar frases curtas que poderiam complementar perfeitamente o conteúdo do trabalho, mas nunca se esqueça de dar o crédito ao seu criador. Citações de até 3 linhas podem ser acrescentadas ao corpo do texto sem problemas; é preciso apenas identificá-las com aspas. Após a identificação dos sinais, é importante colocar entre parênteses o nome do autor, em letras maiúsculas e começando pelo sobrenome, a data de publicação e a página de onde a citação foi retirada. Confira o exemplo:

Direta longa

Para esse tipo de citação, é preciso fazer algumas alterações nos moldes do texto. Antes da digitação da referência em questão, é necessário deixar o espaçamento de 1,5 centímetros entre ela e o texto que a antecede, alterar a fonte para tamanho 10 e aumentar o recuo para 4 centímetros da margem esquerda.

Não se utiliza aspas, mas o nome do autor é colocado entre parênteses no final da citação em letras maiúsculas, separando por vírgulas o ano e o número da página da publicação que foi usada como base. Além disso, se for necessário ocultar alguma parte do texto original, é preciso substituí-la por [...].


Para fazer isso é bem simples. É só selecionar o texto na citação, alterar o tamanho da fonte na página inicial do Word, e na aba “layout”, arrumar o recuo para 4 centímetros. Confira:

Citação indireta

A citação indireta é utilizada para explicar a ideia de um autor com suas próprias palavras, sem citá-lo de forma direta. Isso não significa não dar crédito a quem a criou, mas fazer uma referência indiretamente. Um exemplo bem comum é utilizar a palavra “segundo”. Esse tipo de citação requer apenas que o autor do projeto cite o nome de quem defendeu a tese originalmente. Veja um exemplo:

“Segundo o Brasil Food Trends (2015), o mercado de produtos industrializados cresceu consideravelmente nos últimos anos”.


Além das citações, é fundamental saber configurar as margens, as referências bibliográficas, a paginação e toda a estrutura necessária para que o seu trabalho se enquadre nos padrões da ABNT. Adaptar os projetos ao que a Associação Brasileira de Normas Técnicas requer é um passo essencial para quem deseja obter bons resultados com eles. Aprenda os melhores atalhos do Word e facilite ainda mais o seu trabalho. Boa sorte!

Capacite-se na Microlins!


A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça os cursos da Microlins e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo! Estamos esperando por você!

Pin It

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixar seu comentário

Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
Anexos (0 / 3)
Share Your Location