Como fazer um plano de carreira?

por Contato Microlins
Acessos: 138

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
O começo da vida profissional é marcado por insegurança e falta de experiência.

O jovem se vê diante de um mundo novo que precisa encarar com coragem e perseverança. Sem dúvida a chave para chegar lá é a organização, e é fundamental possuir todos os seus objetivos descritos e dispostos em um planejamento composto por atitudes e metas.

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas essenciais para te ajudar fazer um plano de carreira eficiente.

1- Reconheça a importância disso

Antes de começar, você deve entender a relevância que um bom plano de carreira possui. Não é apenas um monte de coisas escritas no papel, mas sim a organização dos seus objetivos, que te permite definir metas tangíveis e realizáveis a longo prazo. Portanto, dedique-se e não faça seu planejamento apenas por fazer.

2- Faça uma autoanálise

Reserve um tempo para se autoavaliar, mensurar o que já tem feito até aqui, reconhecer os seus esforços e identificar seus pontos fortes e fracos. Esse exercício de conhecer a si mesmo é fundamental não somente para a carreira, mas para a vida como um todo, te deixando apto a traçar planos realizáveis que combinam com a sua personalidade.

3- Defina um objetivo principal

Feche os olhos e visualize aquilo que quer para o futuro. Imagine onde precisa estar para realmente dizer que alcançou seus sonhos. Permita-se sonhar com o sucesso, mas mantenha os pés no chão e não se concentre em alvos estratosféricos, mas sim em algo que seja plausível de acontecer.

4- Divida-o em objetivos menores

O objetivo principal é o ponto máximo, mas até lá deve-se passar por um caminho gradativo, com passos que te levam até o topo e degrau por degrau, tal qual uma escada! Definir propósitos menores te ajuda a ver o seu sonho se realizando, algo vital para manter sua motivação lá em cima.

5- Saiba do que você irá precisar

Agora é a hora de listar o que você precisa fazer para alcançar cada objetivo, desde os menores até o alvo principal. Seja cursar uma faculdade, fazer cursos profissionalizantes ou aprender inglês: tudo o que julgar importante deve ser colocado no planejamento.

6- Trace metas

Não pense apenas nos cursos que quer fazer, mas também quando fazê-los, e defina prazos. Em que momento da sua vida você pretende estar com o inglês fluente? Quanto tempo levará para finalizar o curso de informática? É possível que essas datas se modifiquem com o tempo, mas você precisa ter um guia que te ajude a organizar sua preparação.

7- Crie um filtro

A vida profissional está cheia de escolhas, e é difícil você prever todas elas logo agora. Em razão disso, mais que apenas listar um plano, é preciso traçar um perfil para a sua carreira. Crie uma diretriz que defina o que é ou não importante para a sua trajetória. Assim, frente a uma situação decisiva, você saberá escolher uma opção que condiz com os preceitos do seu plano.

8- Esteja apto a mudanças

O planejamento não é um documento único e fechado a alterações. Afinal, a vida vai muito além disso. Em pouco tempo o cenário pode mudar e bagunçar metas definidas anteriormente. O primordial é revisar o seu plano a cada nova alteração que ocorrer, buscando sempre se adaptar à realidade posta perante seus olhos.

O blog da Microlins sabe de todas as dificuldades que o profissional passa no início da carreira. Por isso nós temos os conteúdos certos para ajudar você. Confira:

7 erros que fazem com que você não seja chamado para entrevistas de emprego

Como se enturmar rápido em um novo ambiente de trabalho

 

Capacite-se na Microlins!

A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça os cursos da Microlins e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo, estamos esperando por você!

Pin It

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixar seu comentário

Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
Anexos (0 / 3)
Share Your Location