Como informar a pretensão salarial?

por Contato Microlins
Acessos: 121

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Uma das perguntas que mais causam nervosismo nos candidatos é sobre a pretensão salarial.

Afinal, será que você deveria abaixar sua proposta para agradar o recrutador e conseguir a vaga? Ou corre o risco de o salário não ser suficiente e ficar no prejuízo?

Veja abaixo o que considerar na hora de responder sobre sua pretensão salarial sem que isso signifique piora na sua qualidade de vida:

Pesquise a faixa salarial

Antes de informar a pretensão salarial, pesquise a média para seu cargo. Considere também o porte da empresa para a qual está se candidatando. Isso porque empresas pequenas terão salários menores quando comparados aos de empresas de grande porte.

Considere seu tempo de experiência

Outro ponto a se considerar é o seu tempo de contribuição para o cargo que deseja. Se você está começando agora, provavelmente seu salário será menor no início. Pessoas com experiência relevante e ativas no mercado de trabalho podem pedir por um salário acima da média.

Avalie suas necessidades

Calcule o gasto mensal que você tem com despesas da casa e de lazer antes de decidir por um valor. Morar em cidades grandes, por exemplo, implicará um custo de vida maior do que em uma cidade de interior. Mude o valor do salário de acordo com o que você necessita para viver bem onde você mora.

Leia a descrição da vaga

Um fator que pode mudar o quanto você deve pedir de salário são as atividades que você terá dentro da empresa. Observe se terá que realizar trabalho a mais do que é habitual do seu cargo e o tempo que seria consumido nessa nova posição. Se essas obrigações exigirem mais motivação e tempo trabalhando, aumente um pouco o valor a ser negociado.

Mantenha seu valor

Se após esses passos você notou que precisaria de um valor que sente receio de o empregador não aceitar, não diminua, desde que esteja na média. Você pode sentir que deve abaixar para o mínimo ou menos, mas essa é uma atitude que pode causar mais prejuízo do que o contrário.

Isso porque se você conseguir a vaga, irá se frustrar rapidamente com a falta de dinheiro para administrar seu custo de vida atual e poderá buscar por emprego novamente. E nenhuma empresa quer candidatos que vão sair rapidamente da posição que ocuparam, já que será uma nova despesa.

Se você gostou deste post e quer aprender mais sobre o momento da entrevista de emprego para garantir o seu, leia o nosso post sobre perguntas que você deve fazer ao recrutador.

Capacite-se na Microlins!

A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça os cursos da Microlins e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo, estamos esperando por você!

Pin It

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixar seu comentário

Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
Anexos (0 / 3)
Share Your Location