Como se enturmar rápido em um novo ambiente de trabalho

por Contato Microlins
Acessos: 158

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Se você está começando a trabalhar em uma nova empresa agora, sabe que um dos maiores medos de quem está começando é sobre os colegas de trabalho.

Essas preocupações não são infundadas, já que um convívio de 40 horas semanais não é pouca coisa, não é mesmo?

Então é essencial que esse seja um ambiente agradável.

Quer saber como ter uma boa convivência dentro da empresa? Vamos ver algumas dicas que irão te ajudar a se aproximar rapidamente dos colegas:

 

Seja amigável

Sempre que estiver no trabalho, deixe seus problemas pessoais em casa. Quando chegar, cumprimente todos, dê “bom dia” e sorria sempre. Na hora de ir embora, se despeça também. Aos poucos, as pessoas que estavam intimidadas pela presença de alguém novo irão se abrindo mais e novas oportunidades de interação irão acontecer.

 

Respeite seus colegas

Provavelmente você irá conhecer uma pessoa com gostos similares aos seus e com quem você se diverte. Apesar desse momento agradável, procure ser compreensivo e respeitar a pessoa e seu tempo. Ela pode apreciar sua companhia, mas todos têm trabalho a fazer e você pode estar interrompendo o progresso dela se continuar conversando enquanto ela tenta focar em outra coisa. O ideal aqui é ser sensato.

 

Não participe de fofocas

É comum surgirem fofocas a respeito dos seus colegas. Porém, faça o possível para não participar ou divulgar informações sobre os outros. Esse tipo de atitude não é prejudicial apenas a você, mas também a outros que podem estar sendo alvo de acusações falsas e graves.

 

Seja gentil

Você não precisa fazer coisas extravagantes para ser gentil com seus colegas. Se oferecer para ajudar a terminar um documento ou comprar um pedaço de bolo para deixá-lo feliz após um dia ruim são pequenas atitudes que passam a imagem de que você se importa com eles e que podem depender de você dentro e fora do trabalho.

 

Siga a etiqueta

Apesar de se sentir confortável e o ambiente ser mais informal do que o habitual, não atrapalhe ninguém ao ponto de afetar a produtividade de seus colegas. Isso significa que se você precisar atender a uma ligação, fale com voz baixa enquanto estiver conversando ou procure sair de perto das pessoas que estão trabalhando. E se precisar enviar um e-mail para os colegas, sempre utilize “por favor” e “obrigada” em seus pedidos.

Se você gostou desse post e quer aplicar esses hábitos, veja também histórias de 7 pessoas para inspirar sua carreira!

 

Capacite-se na Microlins!

A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça os cursos da Microlins e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo, estamos esperando por você!

 

Pin It

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixar seu comentário

Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
Anexos (0 / 3)
Share Your Location